Confira um glossário que preparamos para você!

Entenda o que os principais termos do nosso vocabulário significam:

A

Relativo à ação do ser humano sobre o meio ambiente, especialmente no que diz respeito às alterações causadas pela atividade humana.

B

Estudo das ciências relacionadas à vida, incluindo biologia, microbiologia, biotecnologia, genética, bioquímica, entre outras.

Combustível produzido a partir de fontes renováveis, como biomassa, que pode substituir os combustíveis fósseis.

Capacidade de um país, região ou empresa de competir e se destacar no mercado global, diante dos outros setores da economia, buscando destaque e excelência por meio do uso eficiente e sustentável de recursos biológicos, na adoção de práticas sustentáveis de produção, inovação tecnológica e agregação de valor aos produtos, orientando a bioeconomia para uma vantagem competitiva baseada na diversidade biológica e na preservação dos ecossistemas, com ênfase nas especificidades dos biomas brasileiros.

Material que pode ser decomposto naturalmente por organismos vivos e pela ação de processos biológicos.

Variedade de espécies de seres vivos em um determinado ecossistema.

Modelo econômico que utiliza, de forma sustentável, os recursos biológicos, incluindo plantas, animais, microrganismos e seus derivados, para a produção de bioprodutos como alimentos, energia, materiais e serviços ambientais.

Uma instalação onde são produzidos organismos vivos, como plantas, microrganismos ou células, de forma controlada, em pequena, média ou grande escala.

Uma biofábrica que busca promover inclusão social, gerando oportunidades de trabalho e desenvolvimento para comunidades locais.

Gás produzido pela decomposição de matéria orgânica, como resíduos agrícolas ou esgoto, que pode ser utilizado como fonte de energia.

Produtos de origem biológica utilizados na agricultura e no manejo sustentável de plantas. São derivados de organismos vivos, como microrganismos, extratos de plantas, enzimas e compostos naturais.

Uma grande área geográfica caracterizada por um conjunto específico de condições climáticas, vegetação e fauna.

São os potenciais de comercialização existentes no uso dos recursos biológicos, como por exemplo, nas atividades de agricultura, aquicultura, biotecnologia, biocosméticos produtos naturais, entre outros.

Produtos derivados de recursos biológicos, como alimentos orgânicos, medicamentos naturais, entre outros.

A parte do planeta que engloba todos os ecossistemas e seres vivos, incluindo plantas, animais e microorganismos.

Capacidade de manter ou promover a sustentabilidade ambiental, levando em consideração os aspectos biológicos e ecológicos.

Aplicação de conhecimentos científicos e técnicas para desenvolver produtos e processos utilizando organismos vivos.

Relativo aos seres vivos ou aos fatores biológicos de um ecossistema.

C

Carbono capturado e armazenado em ecossistemas costeiros, como manguezais e pradarias marinhas, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

Situação em que as emissões de carbono são compensadas por ações que removem ou reduzem a mesma quantidade de carbono da atmosfera.

Carbono proveniente de fontes renováveis e sustentáveis, como florestas plantadas ou produtos de base biológica.

Conjunto de práticas e ações voltadas para a proteção e preservação dos recursos naturais, dos ecossistemas e da biodiversidade.

Técnica utilizada para separar, analisar e identificar os componentes orgânicos em uma amostra complexa.

Acompanhe as novidades do ITCBio no seu e-mail!

image