Portfólio

Projeto Jiquiá Sustentável

Instituições envolvidas: ITCBio e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.

O projeto previu a implantação de ações ambientais e culturais junto à comunidade do entorno do Parque do Jiquiá, localizado em uma área de preservação ambiental na Zona Oeste da cidade do Recife. Essa área possui alta relevância histórica, com uma grande riqueza vegetal, microbiota e animal.

O objetivo foi o de fortalecer a consciência ambiental e a transformação social, preservando o meio ambiente, apoiando a geração de renda e, consequentemente, promovendo integração e qualidade de vida às comunidades do entorno do Parque.

Projeto Banco de dados organizacional para implantação da cadeia produtiva de Fitomedicamentos no Polo Juá-Caatinga

Instituições envolvidas: ITCBio, Ministério do Desenvolvimento Regional, Universidade Federal de Pernambuco, entre outras.

O projeto realizou o mapeamento da cadeia produtiva de Fitomedicamentos através da identificação de dados técnicos e econômicos dos principais atores, referindo-se a insumos, pesquisa, produção, controle de qualidade, processamento, inovação e comercialização.

Todos os dados coletados foram sistematizados e disponibilizados através de uma plataforma de informações que visa democratizar o acesso ao conhecimento sobre a cadeia de fitoterápico, visando desenvolvimento sustentável e inovador em medicamentos na Caatinga.

Portfólio

Projeto Biofábrica-Escola para Produção de Insumos Biotecnológicos de Alto Valor Agregado

Instituições envolvidas: ITCBio e FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

O projeto visa o desenvolvimento de uma estrutura modelo de Biofábrica-Escola, para produção de insumos biotecnológicos, capacitando representantes das Comunidades do entorno da Região Metropolitana do Recife. O projeto desenvolverá tecnologias sob medida para as populações locais, visando potencializar os recursos naturais locais existentes, e oferecer alternativas viáveis para a convivência com a realidade da região.

As comunidades receberão orientações sobre boas práticas de plantio, coleta, manejo e identificação das espécies de interesse, boas práticas de manipulação e preparo dos Bioinsumos, orientações sobre o uso racional das espécies medicinais, aromáticas e comestíveis e a sua comercialização.

Projeto Qualidade da pesca de mariscos e ostras na RMR/PE – Núcleo Norte (Igarassu, Itapissuma e Itamaracá).

Instituições Envolvidas: ITCBio e Banco do Nordeste - EDITAL FUNDECI 02/2019 – DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – Difusão e Transferência de Tecnologia em Territórios Prioritários do Plano AGRONORDESTE do MAPA e do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (PRODETER).

O projeto está na fase do desenvolvimento de diagnóstico socioeconômico, capacitações e levantamento técnico bibliográfico sobre beneficiamento integral de mariscos. Além disso, está sendo realizada a busca pela identificação de novos processos e produtos que podem ser desenvolvidos e apresentados à sociedade civil a fim de servir de base para o desenvolvimento de novos produtos com maior valor agregado, como defumados e conservas.

A troca de experiências e a valorização da autonomia do coletivo de pescadores e marisqueiras locais é o alvo principal das nossas atividades.

Acompanhe as novidades do ITCBio no seu e-mail!

image