Notícias

Projeto Aprovado pelo Ministério da Cultura.

...
ITCBio
Março 14, 2024

É com imensa satisfação que anunciamos a aprovação do nosso projeto pelo Ministério da Cultura. O ITCBio está orgulhoso de iniciar este importante passo em direção ao resgate e fortalecimento da tradição do Maracatu Real da Várzea do Capibaribe.

Nosso projeto tem como objetivo primordial resgatar a essência cultural do Maracatu Real, revitalizando-o através de oficinas de batuque, canto e dança. Estas atividades serão essenciais para fortalecer e modernizar nossa ação cultural, integrando-a de forma mais sólida com a comunidade do entorno da Várzea do Capibaribe.

Além disso, planejamos realizar espetáculos na Região Metropolitana do Recife, marcando o reinício das apresentações do Maracatu. Estes eventos serão momentos de celebração e renovação, onde a energia e a tradição do Maracatu serão compartilhadas com todos.

Um dos principais focos das nossas atividades é a capacitação de pessoas de todas as idades na cultura do Maracatu, formando músicos, percussionistas e dançarinos populares, oferecendo oportunidades para integrar o grupo e até mesmo ingressar no mercado de trabalho voltado à cultura popular.

Este projeto não apenas busca resgatar uma tradição valiosa, mas também visa estimular o conhecimento dos bens e valores culturais de Pernambuco e do Nordeste. Queremos preservar e difundir nossa rica herança cultural, promovendo a regionalização e o reconhecimento das nossas raízes afrodescendentes.

Em breve, forneceremos mais informações sobre as atividades do projeto e como você pode se envolver. Junte-se a nós nessa jornada de resgate e celebração da cultura do Maracatu Real da Várzea do Capibaribe.

Posts relacionados

Notícias

ITCBio no Congresso Internacional de Fitocosméticos e Fitoterapia – IPPC Argentina 2018

A Diretora Presidente do ITCBio, Cláudia Lima, foi uma das palestrantes no Congresso Internacional de Fitocosméticos e Fitoterapia (IPPC) na Argentina, ocorrido entre os dias 01 e 03 de novembro de 2018.

...
ITCBio
04 Nov
Notícias

Parceria ITCBio – Jobson Figueiredo

Membros da Diretoria e equipe técnica do ITCBio estiveram em reunião com o artista e escultor Jobson Figueiredo no dia 11 de janeiro de 2017 para apresentar propostas e firmar projetos em parceria. Atuante há décadas com o restauro de peças históricas, Jobson foi o responsável pela restauração da Torre do Zeppelin, localizada na área […]

...
ITCBio
11 Jan
Notícias

16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Pernambuco 2019 – Polo ITCBio/Itep

A Semana de Ciência e Tecnologia é um momento de instigar estudantes e professores a pensarem nas sinergias entre tecnologia e sustentabilidade.

...
ITCBio
21 Out