Notícias

Economia Regenerativa: Transformando Pernambuco para o Futuro Sustentável

...
ITCBio
Fevereiro 26, 2024

É com grande entusiasmo que o ITCBio, em parceria com importantes órgãos estaduais, compartilha as últimas novidades sobre a iniciativa pioneira de Pernambuco em direção à Economia Regenerativa. No evento realizado nesta quarta-feira (21), a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) conduziu a primeira oficina sobre “Planejamento Regenerativo para a Economia Pernambucana”, marcando o início de uma jornada transformadora.


O objetivo foi desenvolver uma abordagem econômica que coloque o meio ambiente e a sustentabilidade no centro de todas as decisões e projetos no estado. Estão atuando em colaboração a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e outras pastas estaduais, com a consultoria especializada da renomada equipe da Ceplan, liderada por Tânia Bacelar.


Na primeira etapa, líderes governamentais e representantes do setor privado foram convidados a participar de dinâmicas esclarecedoras na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), buscando compreender os fundamentos e implicações de uma transição para a Economia Regenerativa adaptada à realidade do nosso estado.


Estão sendo exploradas as bases de uma economia sustentável de matriz regenerativa, enfocando na restauração, renovação e revitalização de recursos naturais, sistemas e comunidades. Um esforço para promover a saúde dos ecossistemas e fortalecer a resiliência das comunidades diante dos desafios contemporâneos, como as mudanças climáticas.


A Semas- PE, representada pela secretária Ana Luiza Ferreira, se comprometeu a entregar um plano de ação completo até junho, delineando projetos prioritários que permitirão redirecionar o rumo do desenvolvimento estadual para um futuro sustentável e próspero. Este planejamento estratégico servirá como a base do PerMeie, o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, delineando o caminho para uma economia que não apenas prospera, mas também protege nosso meio ambiente e promove o bem-estar social.

Mais duas oficinas dinâmicas estão programadas até julho, marcando o progresso contínuo em direção à implementação de um modelo econômico regenerativo em Pernambuco – um modelo que seja resiliente, inovador e inclusivo, enraizado na valorização da biodiversidade e dos ecossistemas, enquanto promove o bem-estar social e a equidade para todos os pernambucanos.

Posts relacionados

Notícias

Feira da Bacia Leiteira no Município de São Bento do Una.

A Diretora Presidente do ITCBio, Cláudia Lima, e o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, estiveram presentes na tradicional Feira da Bacia Leiteira no dia 20 de abril de 2018

...
ITCBio
20 Abr
Notícias

O Instituto Tecnológico das Cadeias Biossustentáveis (ITCBio) recebe sua 1ª qualificação como Organização Social (OS).

A Prefeitura Municipal de Igarassu qualificou o Instituto Tecnológico das Cadeias Biossustentáveis como Organização Social (OS) em 15 de agosto de 2017. Segundo a Diretora Presidente do ITCBio, Cláudia Lima, esse reconhecimento permite que o ITCBio possa atuar na esfera pública e ocorre em um momento de grande importância, onde o Instituto e a Prefeitura de […]

...
ITCBio
15 Ago
Notícias

Projeto Aprovado pelo Ministério da Cultura.

Nosso projeto tem como objetivo primordial resgatar a essência cultural do Maracatu Real, revitalizando-o através de oficinas de batuque, canto e dança.

...
ITCBio
14 Mar